08 de novembro de 2023
A reta final do mês de outubro foi o momento escolhido pelo Ministério Público de Minas Gerais- MPMG para intensificar sua atuação com habitantes de Santo Hipólito, Bertópolis e Santa Helena de Minas. Nomeada como MP Itinerante, a atividade amplia os atendimentos com promotores de justiça e com ouvidores da instituição aos moradores das cidades em que ocorre. O CeMAIS é responsável pela articulação, produção e comunicação do projeto realizado pela Coordenadoria de Inclusão e Movimentos Sociais - Cimos/MPMG.
Para além da prestação de serviços que permitem aos usuários o exercício de cidadania, como a emissão de documentos, o MP Itinerante fomenta articulações intersetoriais a partir de reuniões públicas para o fortalecimento das redes locais em diversas áreas de atuação da instituição. Nestas cidades, o foco se deu em torno das temáticas sobre educação e sobre meio ambiente a partir das partilhas dos moradores em torno dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Dentre os públicos envolvidos neste percurso, estiveram os povos Maxakali das aldeias de Pradinho, em Santo Hipólito; e de Águas Boas, em Santa Helena de Minas. Para além da regularização eleitoral como ato para conferir cidadania a estes grupos sociais, o MP Itinerante realizou ação de saúde bucal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
Esta matéria faz parte:
MP ItineranteSou ConselheiroTrabalho no Terceiro SetorTrabalho no Setor Público