05 de setembro de 2024
Estudantes das três Escolas Estaduais do território do Cabana do Pai Tomás estão intensificando os preparativos para a mini conferência que acontecerá em novembro. O evento, que visa promover o protagonismo juvenil, permitirá que os alunos apresentem propostas concretas para resolver problemas da comunidade.
Durante os encontros relizados nos dias 27 e 29 de agosto, os temas da conferência foram escolhidos através de uma dinâmica interativa, a "Roleta dos Temas". Entre os seis tópicos disponíveis, cada escola selecionou dois temas para desenvolver ao longo do projeto, com o apoio da equipe pedagógica.
A Escola Estadual Aarão Reis, por exemplo, trabalhará com Direitos Humanos e Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável, enquanto os alunos da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás abordarão Arte Urbana e Saúde Digital. Já a Escola Estadual Maria do Socorro Andrade focará em Engajamento Comunitário e Esportes e Lazer.
Antes da conferência principal, em novembro, haverá uma roda de conversa preparatória em outubro, chamada "Miniconferência Primeiros Passos", para que os alunos possam compartilhar ideias e aprimorar suas propostas.
Com realização da Rede Criança e Adolescente, o evento promete ser um marco, proporcionando aos jovens a chance de discutir soluções que podem trazer impactos reais e positivos para o território do Cabana do Pai Tomás.
Esta é mais uma ação do projeto "A Cidade que Queremos: protagonismo infanto-juvenil" que conta com financiamento do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.