11 de outubro de 2024
Nos dias 26 e 27 de setembro de 2024, o CeMAIS marcou presença no Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS), um dos maiores eventos do setor no Brasil. O evento, realizado anualmente, reuniu especialistas, gestores e representantes de diversas instituições para debater políticas públicas, governança e os desafios enfrentados pelas organizações da sociedade civil.
Diálogo entre Governo e Sociedade Civil no CONFOCO
No dia 26 de setembro, às 16h, o CeMAIS esteve presente na mesa redonda "CONFOCO: novo espaço institucional de diálogo entre governo e sociedade civil". O debate abordou o papel essencial do Conselho de Fomento e Colaboração (CONFOCO) na construção de pontes entre o governo e o Terceiro Setor, promovendo transparência e eficiência na gestão de recursos públicos.
A mesa foi mediada por Laís de Figueiredo Lopes, Vice-presidente do CONFOCO Nacional, e contou com a participação de especialistas como Victoria Chagas, da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais; Marcela Giovanna Nascimento de Souza, Presidente do CONFOCO-BH; Leandro Sifuentes Paulino, Vice-Presidente do CONFOCO-BH; e Candice Araújo, representante do CONFOCO Nacional e da Plataforma MROSC. O debate destacou os avanços e desafios na implementação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e as oportunidades de colaboração para a sustentabilidade do setor.
A Força das Mulheres no Terceiro Setor
No dia 27 de setembro, às 10h45, o CeMAIS mais uma vez esteve em evidência com a participação de sua diretora-executiva, Aline Seoane Resende, que mediou o painel "Movimento A Força das Mulheres do Terceiro Setor: lançamento de resultados da pesquisa e debate sobre principais insights". A mesa apresentou os resultados da pesquisa conduzida pelo Movimento FM3S, que investiga o protagonismo feminino no Terceiro Setor e as barreiras enfrentadas por mulheres líderes nesse campo.
O painel contou com a presença de Nanda Soares, líder da Conectidea e correalizadora do Movimento FM3S; Tatiana Senra, Analista de Relações Institucionais da Fundação Dom Cabral; e Luciana Bertolini, Superintendente de Ação Social no Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus – NACJ. As palestrantes trouxeram reflexões sobre a importância da representatividade feminina no Terceiro Setor e compartilharam experiências de sucesso e desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança.