26 de junho de 2024
O CeMAIS marcou presença no XI Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), realizado em Belém, Pará, entre os dias 24 e 26 de junho. Esta foi a primeira participação do CeMAIS no evento.
As diretoras Marcela Giovanna e Aline Seoane representaram o CeMAIS na sessão sobre “Instrumentos, tecnologias e inteligência artificial aplicadas à avaliação”, realizada na tarde do dia 25 de junho. Elas compartilharam suas experiências em iniciativas como a Plataforma Semente, o Caleidoscópio 60+ Monitoramento de Projetos e a Rede Criança e Adolescente Monitoramento de Projetos.
Marcela Giovanna destacou a importância de participar de um evento de âmbito nacional como o Seminário da RBMA: “Para o CeMAIS é muito importante apresentar nosso trabalho em um evento a nível nacional como o Seminário da RBMA. É uma oportunidade de contar a nossa história e compartilhar nossas práticas, em especial o nosso percurso de fortalecimento das instituições do terceiro setor. Mas, principalmente, é importante para conhecermos outras práticas de monitoramento”.
Além das apresentações, o evento proporcionou um ambiente de troca de conhecimentos e experiências. “Estamos podendo compartilhar nosso trabalho de uma forma diferente. Vemos muitas perspectivas com relação aos instrumentos de avaliação e às metodologias de avaliação, e trazemos uma metodologia de trabalho para avaliação. Então, tem sido uma experiência muito enriquecedora”, comentou Aline Seoane.
O XI Seminário da RBMA possibilitou ao CeMAIS não apenas compartilhar suas iniciativas, mas também ampliar suas redes de contato e absorver novas ideias e metodologias, fortalecendo ainda mais seu trabalho no monitoramento e avaliação de projetos no terceiro setor.