18 de setembro de 2024
Com o tema “Inovações e Políticas para o Envelhecimento Saudável”, foi realizado nos dias 4 a 6 de setembro, o 2º Congresso Internacional Longevidade Gegop, em Viçosa/MG e o CeMAIS esteve presente, representado por Marcela Giovanna e Pâmella Noronha.
“O evento trouxe como convidados, atores importantes da agenda de atenção à pessoa idosa de diversos países. A Década do Envelhecimento Saudável foi um tópico bastante debatido, assim como as políticas e os cuidados para a população 60+, comentou Pâmella e completou “Foi um evento que valorizou o olhar contemporâneo para o envelhecimento, a economia e o mercado ligado às pessoas idosas”.
O papel das cidades na promoção do envelhecimento saudável também foi um ponto importante dos debates. “A arquitetura urbana, as obras e construções da cidade de forma a torná-las acessíveis para as pessoas idosas, preparar os lugares onde moramos para nos acolher no nosso envelhecer, foram questões abordadas de forma importante”, explicou Marcela.
O CeMAIS apresentou no 2º Congresso Internacional Longevidade Gegop o trabalho “CeMAIS e o Fortalecimento da Rede de Atenção à Pessoa Idosa em Contagem-MG”, que recebeu menção honrosa como melhor trabalho apresentado na categoria “Cidades e Contextos na Promoção do Envelhecimento Saudável”.
O trabalho apresentado trouxe a metodologia e os resultados alcançados com o projeto “Políticas Públicas e Envelhecimento da População de Contagem”, realizado pelo CeMAIS entre 2022 e 2023, com o fomento do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Contagem a patrocínio das empresas Cemig e Itaú.
Esta matéria faz parte:
Políticas Públicas e Envelhecimento da População em ContagemTrabalho no Setor Público