14 de setembro de 2023
A equipe do CeMAIS visitou a Casa do Guru, na cidade de Moeda, onde acontece o projeto da Plataforma Semente “Ecologia de saberes e o protagonismo juvenil em Moeda”. Estiveram presentes a supervisora técnica-ambiental, Paula Coelho, a analista de patrimônio cultural, Maria Letícia Ticle e o analista de comunicação Lucas Rodrigues.
“A partir do entendimento de que esse meio ambiente faz parte de uma experiência interna, subjetiva, não há como desassociá-lo do nosso processo de conscientização. E, ao mesmo tempo, esses jovens são questionados a lidarem com questões muito práticas, como o cuidado com a Serra em si, com os empreendimentos minerários que nos cercam, com o lixo da cidade, e assim sucessivamente”, conta o professor de Educação Física Lucas Procópio, ou Krishna, como é chamado pelos alunos, um dos responsáveis pela condução das atividades autossustentáveis.
Durante a visita, no dia 21 de agosto, a equipe acompanhou 20 jovens da escola pública estadual participantes do projeto em uma caminhada por trilhas ao pé da Serra da Moeda.
Fotos: Lucas Rodrigues
“Hoje dedico outro olhar à natureza, em relação à preservação da Serra da Moeda e sua importância cultural local. Esse processo de conscientização, com a introdução de técnicas de yoga, traz outra percepção na hora de lidar com as situações do cotidiano, então é algo que levo para a minha vida”, relatou a aluna Júlia Lucindo.
Para Aghorananda Saraswati, um dos proponentes do projeto, “Com a plataforma, pudemos entender melhor a dimensão do nosso projeto e como aprimorá-lo para os jovens. A partir da forma como a Plataforma Semente exige que o façamos, viabilizamos o projeto com mais maturidade, ao mesmo tempo em que enxergamos nele um futuro mais promissor”.
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.