30 de agosto de 2024
No último domingo, 25 de agosto, o projeto Rede 3i, em parceria com a Virada Cultural de BH, proporcionou uma experiência inesquecível para pessoas idosas institucionalizadas e suas equipes.
A convite da Obirin Cultural, a atividade incluiu uma visita guiada ao Mercado Central, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Belo Horizonte, oferecendo uma oportunidade única de conhecer mais sobre a história e a cultura local.
Durante a manhã, os participantes puderam explorar os corredores repletos de histórias do Mercado, descobrindo detalhes sobre suas origens, curiosidades e a importância cultural que o espaço possui para a cidade. O passeio fez parte da programação oficial da Virada Cultural e destacou a importância da inclusão e da valorização das pessoas idosas na sociedade.
Iris Cordeiro, analista do projeto Rede 3i, destacou a relevância da ação: "A visita ao Mercado Central foi mais do que um passeio, foi um momento de conexão com as tradições da cidade. Para muitas das pessoas idosas, foi uma chance de reviver memórias, enquanto para outras, foi uma experiência inédita. Ver a alegria no rosto de cada um deles nos mostra o quanto é fundamental promover atividades que integrem e valorizem as pessoas idosas em nossa sociedade."
A ação "ILPI Visita" faz parte de um conjunto de atividades da campanha “BH também é meu lar”, que visa integrar as pessoas idosas que vivem nas ILPIs à vida da cidade, promovendo o reconhecimento e o pertencimento dessa população.
Além desta ação, a campanha lançou ainda um site que oferece informações detalhadas sobre o que é uma ILPI, orientações para a gestão dessas instituições, formas de apoio e contatos das ILPIs locais, além do podcast Memórias no Horizonte, que trará 14 episódios explorando a vida nas ILPIs de Belo Horizonte, mesclando depoimentos de pessoas idosas institucionalizadas com entrevistas de especialistas e agentes da rede de proteção à pessoa idosa.
O Projeto Rede 3i é realizado pelo CeMAIS, com incentivo do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte e patrocínio da ArcelorMittal, Vale, Cogna, CNH Industrial, Itaú e Geosol.