05 de julho de 2023
Um total de 27 pessoas, representando 11 organizações da sociedade civil (OSCs) das cidades de Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, já receberam a Capacitação para a Prestação de Contas segundo o Edital 001/2023 PROAP CENTRAL. Elas são representantes das organizações sociais que tiveram seus projetos aprovados no edital e que agora irão receber os recursos para execução das ações.
Para facilitar a prestação de contas, o projeto Sempre Vivas desenvolveu um curso para preparar os gestores dos projetos. Os atendimentos acontecem separadamente para cada organização social, que também recebe um caderno com orientações para a prestação de contas e um planner para ajudar na coordenação do processo.
Os encontros presenciais, que aconteceram entre os dias 20 e 29 de junho em Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim e acontece entre os dias 5 e 15 de julho nas cidades de Alvorada de Minas e Serro, são divididos em dois módulos: Implementação e Monitoramento de Projetos (Mecanismos de Controle) e Prestação de Contas (MROSC; Orientações Gerais; Edital 001/2023 PROAP CENTRAL; GPACC).
O objetivo da equipe do CeMAIS com essa ação é capacitar cada uma das OSCs contempladas no Edital 001/2023 do PROAP CENTRAL para a elaboração das prestações de contas técnica e financeira a ser apresentada ao longo da execução do projeto, de acordo com os parâmetros definidos no referido edital e do modelo estabelecido pelo GPACC.
O Sempre Vivas é realizado pelo CeMAIS em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), e tem como objetivo auxiliar as organizações interessadas na elaboração e execução dos projetos na forma exigida pelo edital PROAP-Central Nº 001/2023.