05 de junho de 2024
No dia 20 de maio, foi inaugurada a obra A VOZ DO VALE, em homenagem ao ativista cultural e liderança quilombola, Alê do Rosário.
O evento de inauguração da obra “A Voz do Vale” aconteceu no CRESAN Mercado Lagoinha e contou com a participação do congado Nossa Senhora do Rosário e autoridades do TJMG, MPMG, MPT e do CeMAIS. Um vídeo, produzido pelo CeMAIS, em homenagem à Alê, foi transmitido e o congado fundado pelo ativista se apresentou durante a cerimônia de abertura.
A terceira obra do Programa Caminhos é uma criação dos artistas Gu Ferreira e Paulo César Aguiar e foi instalada na rotatória da Rua Manoel Macedo, também conhecida como Praça Quintal da Dona Geni, no bairro Lagoinha. Construída através do esforço coletivo entre os parceiros e a colaboração de pessoas que estiveram em situação de rua, ela se torna uma forma de imortalizar a figura de Alê no Estado de Minas Gerais.
O Programa Caminhos é um projeto realizado pelo CeMAIS em parceria com o MPMG, TJMG, MPT e empresas parceiras. Seu objetivo é a reintegração da população em situação de vulnerabilidade social no município de Belo Horizonte por meio do acesso ao trabalho, à arte e à cultura, desenvolvendo ações de articulação, mobilização e atuação entre a sociedade civil, a iniciativa privada e órgãos públicos.
Para saber mais quem foi Alê do Rosário, clique aqui.