04 de outubro de 2024
No dia 2 de outubro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro), foi lançado o livro de fotografias “Memórias no Horizonte: Retratos do envelhecer nas ILPIs de BH”, no auditório do Museu de História Natural da PUC Minas. O evento, realizado às 14h, contou com a presença de representantes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) socioassistenciais de Belo Horizonte, além de autoridades e convidados.
Após a apresentação do livro, que reúne uma coletânea de imagens sensíveis e inspiradoras, as pessoas idosas residentes nas ILPIs realizaram um passeio especial pelo museu, encerrando a tarde com um momento descontraído, aproveitando sorvetes nos jardins.
O livro, fruto de um projeto desenvolvido pela Rede3i, é um registro fotográfico único das 27 ILPIs da capital mineira. Com um olhar atento e humanizado, as imagens capturam o cotidiano, os espaços e os rostos daqueles que vivem e trabalham nessas instituições. Memórias no Horizonte nos convida a uma reflexão profunda, ao apresentar uma nova perspectiva sobre os lares de pessoas idosas, destacando o cuidado, o protagonismo e os direitos da população 60+. Cada fotografia revela a beleza e a dignidade presentes em cada semblante, desafiando estigmas e reforçando a importância da valorização da pessoa idosa.
O evento foi um marco na celebração do envelhecimento com respeito e dignidade, promovendo uma nova visão sobre as ILPIs de Belo Horizonte.
Memórias no Horizonte faz parte do Projeto Rede 3i, uma realização do CeMAIS, com fomento do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte, Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte e Prefeitura de Belo Horizonte. Apoio das empresas: Arcellor Mittal, CNH Industrial, Vale, Cogna Educação e Geosol.