28 de maio de 2024
Com apoio e articulação do CeMAIS, o MP Itinerante, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) junto ao CAO-Cimos, realizou mais três edições neste mês de maio.
Nos dias 21 e 22 de maio, os municípios de Itambacuri e Nova Módica, pertencentes à comarca de Itambacuri, foram os escolhidos para receber um dia de cidadania, cultura e garantia de direitos. Já no dia 23 de maio, o evento aconteceu em São João do Manteninha, onde, além dos serviços e atendimentos, foi realizado um casamento comunitário.
Durante os eventos, a população teve acesso a serviços gratuitos, atividades culturais, atendimento das Promotorias de Justiça e da Ouvidoria do MPMG, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), e da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
Também foram realizadas reuniões públicas com temáticas relacionadas aos direitos das mulheres, das crianças e adolescentes e de povos e comunidades tradicionais. Além de sessões de cinema educativo, ações de higiene bucal e apresentações culturais, como do grupo de pessoas idosas no município de São João do Manteninha.
O promotor de Justiça e coordenador do CAO-Cimos, Paulo César Vicente de Lima, destacou a importância da parceria entre os órgãos de Justiça e sua proximidade dos cidadãos: “As instituições têm que sair da caixinha, buscando ser mais proativas e resolutivas, e é isso que esperamos com o MP Itinerante”.
O CeMAIS é responsável pela articulação, produção e comunicação do MP Itinerante, iniciativa que conta com o patrocínio da Cemig, do Sicoob JUS-MP e do Supermercados BH.
Esta matéria faz parte:
MP ItineranteMP ItineranteTrabalho no Setor PúblicoTrabalho no Setor Público