06 de novembro de 2023
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte, ocorreu o 2º Módulo da capacitação “O impacto do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil na formulação e execução de políticas públicas ambientais” realizado pelo CEMAIS em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN e com a Fundação CSN.
Controle social das políticas públicas, elaboração de projetos, sustentabilidade, governança no contexto das organizações da sociedade civil foram temáticas que compuseram as palestras e oficinas da programação deste módulo. Parte de um percurso formativo, este encontro articula-se a uma edição anterior ocorrida nos dias 25 e 26 de setembro
Aline Seoane e Renata Fonseca foram algumas das palestrantes sobre o tema ‘Elaboração de projetos e captação de recursos’ que abriu as dinâmicas em grupo tomando a Plataforma Semente como ambiência para promoção de articulações intersetoriais. A iniciativa, realizada pelo CEMAIS em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, permite diálogos sobre a gestão e o monitoramento de projetos custeados por medidas compensatórias ambientais. “Na Plataforma Semente, desde a submissão da proposta até a prestação de contas, é feito regularmente um acompanhamento multidisciplinar da nossa equipe, garantindo que o projeto seja executado com excelência. Além do acompanhamento virtual, são realizadas visitas técnicas e avaliações parciais, para que as metas dos projetos sejam de fato alcançadas, seguindo o rumo satisfatório diante do que foi proposto”, ilustrou Renata Fonseca, coordenadora da Plataforma Semente.
Marcado como um espaço de partilha “amadurecendo caminhos possíveis”, como propõem as chamadas deste percurso formativo, as duas edições fomentaram oportunidades para potencialização das intervenções já desenvolvidas pelas Organizações da Sociedade Civil a partir de formações que consideraram os apontamentos do Marco Regulatório e a promoção de experiências com tecnologias sociais de governança. Ao abrir diálogos em torno de temáticas atuais e relevantes para a promoção de articulações intersetoriais e fortalecimentos das OSC, o percurso formativo até aqui realizado contribui para uma sociedade mais democrática e participativa!