27 de março de 2025
Mais de 50 pessoas se encontraram na tarde da quarta-feira, 26 de março para um importante debate sobre “Criminalização das OSCs: combatendo estigmas e promovendo a legitimidade”, na edição de retorno do Ciclo de Fomento, realizada no Auditório Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça.
O Ciclo de Fomento é uma metodologia desenvolvida pelo CeMAIS em 2007, que promove o diálogo intersetorial na prática. Após 5 anos de pausa, o Ciclo de Fomento retorna em 2025 com realização do CeMAIS e CAO-TS/MPMG e apoio do escritório de advocacia Tomás de Aquino Resende.
Este primeiro encontro do ano contou com importante participação da advogada Paula Storto, que apresentou o relatório “Criminalização Burocráticas das Organizações da Sociedade Civil”, do qual é co-autora. A mesa de debate contou ainda com a participação de Francisco Angelo Silva Assis, promotor de Justiça e coordenador do CAO-TS/MPMG, e Marcelo Moreira, representante da organização Orquestra Escola Criarte e conselheiro do CMDCA-BH. A medição foi realizada por Aline Seoane, diretora-executiva do CeMAIS.
Para abertura das atividades, foram convidados para breves falas: Tomás de Aquino Resende, um dos fundadores do CeMAIS e idealizador do Ciclo de Fomento, primeiro promotor de Justiça a ocupar a coordenação do CAO-TS/MPMG; Valma Leite, que foi coordenadora do CAO-TS/MPMG e atualmente é procuradora de Justiça do MPMG, e Marcela Giovanna, diretora-presidente do CeMAIS.
As pessoas presentes também contribuíram com o debate, trazendo suas colocações sobre o tema, expondo situações e desafios que vivenciam no dia a dia das organizações. A conversa continuou durante o café, quando os assuntos são aprofundados e marcados encaminhamentos.
No dia 23 de abril, às 14h, no Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça, acontece mais uma edição do Ciclo de Fomento. Acompanhe as redes sociais do CeMAIS e fique por dentro de toda a programação!
Linkedin.com/company/cemais-mg/