06 de agosto de 2024
Como parte do ciclo de oficinas temáticas oferecidas às equipes das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) socioassistenciais de Belo Horizonte, a nutricionista Lívia Catarino conduziu a oficina "Gestão da Cozinha e Aconchego por meio da Alimentação". A atividade, integrante do Projeto Rede 3i, teve como objetivo difundir conhecimento sobre gestão prática e cuidado com a pessoa idosa institucionalizada.
Durante a oficina, foi abordada a relação entre alimentação e emoções, ressaltando que comer vai além da simples nutrição, sendo também uma forma de expressar afeto, memórias e vínculos familiares. "Refletir sobre o cuidado no ato de cozinhar para a pessoa idosa e sobre a abordagem na preparação, conduta e oferta da refeição foi essencial no contexto das ILPIs”, comentou Lívia. Além disso, o conceito de "comfort food" foi discutido na perspectiva de que os alimentos proporcionam conforto emocional e conexão com experiências passadas. Lívia enfatizou a importância do ato de cozinhar como uma manifestação de amor e cuidado para com os outros, superando as necessidades básicas do corpo.
O calor da cozinha
A cozinha pode ser considerada o coração de uma ILPI, desempenhando um papel central na promoção do bem-estar e da saúde das pessoas idosas. É na cozinha que se preparam não apenas as refeições diárias, mas também momentos de afeto e cuidado, onde a nutrição se entrelaça com a criação de memórias e vínculos afetivos.
No decorrer da oficina, as equipes das cozinhas compartilharam suas experiências, destacando como o preparo das refeições é permeado por cuidado e atenção às necessidades de cada pessoa idosa. A oficina também abordou aspectos relacionados à organização do espaço na cozinha, armazenamento adequado de alimentos, utilização de utensílios e práticas de higiene. "Percebi uma disposição e empatia notáveis dos envolvidos nas oficinas, e um compromisso com as práticas e técnicas de organização da cozinha para garantir a excelente execução do trabalho. Foi extremamente importante parar para repensar nossas ações e técnicas nesse cuidado tão necessário", finalizou Lívia.
Com a “mão na massa”
Após a realização da oficina, cada instituição recebeu a doação de um multiprocessador de alimentos, visando gerar mais praticidade para as atividades cotidianas das equipes de cozinha das ILPIs, aumentando a eficiência e a qualidade das refeições preparadas.
Além disso, como resultado dos conteúdos trabalhados durante a oficina, uma cartilha prática foi produzida, consolidando as principais abordagens e metodologias discutidas. Esta cartilha está disponível para download e serve como um guia para que as equipes possam aplicar os conhecimentos adquiridos de forma contínua em suas rotinas diárias.
As oficinas temáticas oferecidas pelo Projeto Rede 3i, identificadas a partir de assessorias realizadas pela equipe do projeto, são uma resposta direta às demandas das organizações frente aos desafios pós-pandemia. Com a participação de 27 ILPIs socioassistenciais de Belo Horizonte, o projeto visa capacitar as equipes para proporcionar um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado às pessoas idosas institucionalizadas.
O Rede 3i é um projeto realizado pelo CeMAIS com incentivo do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte e patrocínio da ArcelorMittal, Vale, Cogna Educação, CNH Industrial e Geosol Brasil.
Você encontra esta notícia também em:
Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAsTrabalho no Terceiro Setor