Acessibilidade:
Ativar alto contraste
Tamanho da letra  

07 de junho de 2023

Programa Caminhos inaugura escultura de Anita Gomes dos Santos no Parque Municipal

“Direito à vida, com dignidade”. Este era o lema de Anita Gomes dos Santos, uma importante liderança na luta pelos direitos em prol da população em situação de rua e pelo direito à moradia no Brasil. Agora, quem visita o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, tem a oportunidade de apreciar uma obra de arte em homenagem a essa mulher incrível, que foi uma das fundadoras do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR), em 2004.

 

Fotos: Riva Moreira/TJMG

No dia 29 de maio de 2023, foi realizada a cerimônia de inauguração da escultura “A Luz das Ruas”, criada pelo artista plástico mineiro Gu Ferreira e construída com a ajuda de 11 pessoas em situação de vulnerabilidade social com trajetória de rua, que tiveram como orientador o técnico Paulo César Aguiar. A obra foi feita com sucata de metal e instalada próximo à Avenida dos Andradas, em setor do parque revitalizado com novo paisagismo e iluminação. Tanto a escultura quanto a revitalização do espaço foram realizadas por meio do Programa Caminhos, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com parceria do CeMAIS.

 

 “O nome ‘Luz das Ruas’ traduz bem o que a Anita representou para as pessoas em situação de rua. Ao enfrentar os percalços em sua vida, ela se tornou um exemplo de força, luta e resiliência”, declarou a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, Maria Luíza de Marilac, durante a cerimônia. Para ela, o local escolhido para instalar a escultura não poderia ser mais adequado. “É um espaço popular, democrático e acessível a todos. Acredito que o resultado reflete muito bem o objetivo do Programa e se assemelha bastante com o que Anita sempre defendeu: união, inclusão e respeito a todos os que vivem ou viveram nas ruas”, disse.

O Programa Caminhos tem o objetivo de oportunizar a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social no município de Belo Horizonte, por meio do acesso ao trabalho, à cultura e à arte. “Luz das Ruas” é a segunda intervenção artística do Caminhos na cidade. Em novembro de 2021, o programa promoveu a criação da escultura “Espalhador de Passarinhos” no Parque da Serra do Curral, uma escultura em homenagem ao renomado ambientalista e ex-presidente da Fundação Zoobotânica, Hugo Werneck.

Marcela Giovanna, diretora-presidente do CeMAIS, e Maria Angélica Lugon, presidente do Inaper, manifestaram sua emoção em participarem do Programa durante o evento e, também, o desejo de que surjam novas oportunidades para os assistidos. “A obra que eterniza Anita como ‘luz das ruas’ é fruto de um lindo trabalho intersetorial realizado a partir de muitas mãos, e não só daquelas, tão cruciais, que realizaram a escultura. O projeto passou pelas mãos de outros, representando órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil cuja aliança viabilizou o Programa Caminhos. Foram meses de trabalho com um resultado transformador, que muito nos honra. Um deles é a obra que inauguramos hoje, que, além de homenagear Anita, essa mulher incrível, embeleza Belo Horizonte e restaura uma parte do Parque Municipal”, contou Marcela Giovanna.

 

 

Anita, presente!

A inauguração, além de contar com a presença dos atendidos pelo Programa Caminhos e de diversos representantes de órgãos públicos e instituições importantes para a construção da política pública de Belo Horizonte, teve a participação da família de Anita Gomes e de amigos e ativistas do Movimento da População em Situação de Rua. A canção “Casinha Branca”, de Gilson, a preferida da ativista, foi executada ao violino por Edson de Andrade Franco, integrante do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR). Samuel Rodrigues e Vanilson Torres, também do MNPR, leram poemas de sua autoria em reconhecimento à amiga e companheira.

Homenagem musical de Edson de Andrade Franco, do MNPR

O filho de Anita, Fernando Santos Rolim Silva, manifestou sua felicidade com a homenagem e reforçou a importância da luta por direitos. “É bonito ver que ela está sendo lembrada por pessoas que a admiram. Era uma mulher guerreira, que lutou pelos outros, era multifunção no que diz respeito à palavra ‘amor’, e modificou o olhar para a população de rua. O que tenho de força e esperança foi ela que me deu. Em seu trabalho na Pastoral de Rua, a partir da mobilização dela, a política de higienização mudou. As pessoas em situação de rua são seres humanos e devem ter o apoio das instituições e do poder público, não apenas nas políticas, mas nas leis, na atenção dada aos atos de violência contra irmãos de rua. O silêncio deles é um pedido de socorro imenso. Já tive embates, na rua, porque queriam me tirar minha filha, mas não me ofereciam um abrigo”, contou.

 Filho de Anita, Fernando Santos Rolim Silva 

O irmão de Anita Gomes, Álvaro, de 50 anos, afirmou que só teve noção da importância dela, que era sua madrinha de consagração, no velório dela, quando viu a avalanche de manifestações de pesar de lideranças políticas de várias esferas.

“As pessoas passavam mal porque estavam perdendo alguém muito importante para elas. Minha irmã se tornou um gigante, que a minha família, infelizmente, não conheceu em toda a sua grandeza. Aí, comecei a buscar vídeos, reportagens, para descobrir quem era a minha irmã, fui escutar os amigos dela. Sempre me impressionou o carinho e o respeito que o povo em situação de rua tem por Anita, não apenas em Belo Horizonte, ela goza de consideração em todo o país”. 

 

Rosa Negra entre as flores, serás sempre a mais querida

Os poemas declamados por Samuel Rodrigues e Vanilson Torres, amigos de luta de Anita, membros do MNPR, foram pendurados na escultura de Anita durante a inauguração e perpetuam, na arte e no verso, a importância de Anita para a sociedade. Leia a seguir:

 

ROSA NEGRA

Rosa negra das malocas,

Que pintou uma aquarela,

Militante combatente,

No luar e a luz de vela,

Seu legado a nós ensina,

A lutar e ir em frente,

Nas ruas ou nas vielas.

 

Anita, Pequena Ana....

Anitinha,

Pode chamar de baixinha,

Com tamanho de menina,

Com garra de heroína,

Sua voz ecoa na cidade,

Suas falas suas prosas,

Carregadas de verdade,

Seu sorriso uma paixão,

Guardada no coração.

 

Sorria aqui amiga,

Observe os passarinhos,

Cumprimente os convidados,

Mostre a eles o caminho,

Se necessário os receba,

E os hóspede num cantinho.

 

Os cravos e caramelos,

Bromélias e margaridas,

Brotam nas ruas imundas,

Tristes e desiludidas,

Rosa Negra entre as flores,

Serás sempre a mais querida.



A Rua foi sua morada,

Casa só pruma parada,

Hoje veio para o parque,

Pra viver com o seu povo,

Socializando a beleza,

Pondo um fim na tristeza.

 

As batalhas que lutou,

As pedras que tropeçou,

É labuta pela vida,

Bálsamo nas ferida,

Foi você quem ensinou,

Que de nada adianta a luta,

Se não tiver o amor.

 

O que a rua fala agora,

Foi você quem soletrou,

O caminho do debate,

Foi você que inspirou,

A luta por ti pregada,

Cresceu e multiplicou.

 

Oh Rosa Negra,

Oh Negra Rosa,

Linda é a tua história,

Tua alma é formosa,

Rosa Negra seu perfume,

Tem cheiro de Negra Rosa.

 

(Um Amigo)



Anita Santos Luta e Resistência

Anita Santos, mulher Negra, de Luta e combate

Lutando por nossos direitos

Contra a desigualdade.

 

Anita Gomes dos Santos carinhosamente chamada Anita

Lutou bravamente com a Rua, por ela caminhou a muitos passos deu a vida.

 

Ela foi uma das fundadoras do Movimento Pop Rua em Minas Gerais

Sempre firme e atuante

Buscando inclusão Direitos Humanos e Sociais

 

Nascida em 1959, Anita Gomes dos Santos foi muitas mulheres em uma só

Negra, mãe de 4 filhos filhas, passou por muitas dificuldades mas buscou sempre pras crias o melhor

 

Costureira da Fábrica Social da Associação de Catadores de Papel Papelão e Material

Reaproveitável da ASMARE

Ensinando a sua prole

Que na luta pela sobrevivência, se for preciso gritar grite, não se cale.

 

Participante do Fórum de População de Rua de Belo Horizonte

Lutou pelas vidas nas ruas, (Sobre)Viventes, contra opressões e o Desmonte.

 

Sócia-fundadora e membra da Associação de Luta por Moradia

Afirmava que a luta era e é diária, constante, toda hora e todo dia.

 

No Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da Pop Rua foi agente social

Denunciando a violência a aporofobia contra este grupo populacional.

 

Tive o prazer de a conhecer no ano de 2012 em Brasilia na formação do MNPR e Lideranças

Nossa Anita lutou e garantiu ao povo da rua,respeito, mudanças.

 

26 de julho de 2017

Anita deixa fisicamente a terra, mas a luta dela continua

Em cada uma e cada um de nós junto a População em Situação de Rua.

 

Dia 30 de maio de 2023 no Américo Giannetti que é o parque municipal

Será feita a homenagem a Anita Santos essa Mulher, Guerreira fenomenal.

 

Ela se foi em corpo humano, mas pra nós sua luta ecoa em nossa voz

Em cada lugar desse Brasil afirmaremos que nada sobre nós sem Nós.

 

José Vanilson Torres da Sinae

 

José Vanilson Torres da Sinae. Foto: Arquivo CeMAIS

 

Presenças

Participaram do evento as juízas Cláudia Aparecida Coimbra Alves e Mariana de Lima Andrade, do Núcleo de Voluntariado; a coordenadora do gabinete da Direção do Foro, Vanessa Lidiane de Oliveira Costa; o coordenador de Inclusão e Mobilização Sociais, promotor Paulo César Vicente de Lima; a promotora de justiça da capital, Flávia Amaral; o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Sérgio Augusto Domingues; a gerente de Manejo, Educação Ambiental e Projetos Especiais do Parque Municipal, Tatiani Cordeiro; a deputada Bella Gonçalves; o corregedor adjunto do MPMG, Mauro Flávio Ferreira Brandão; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; o procurador-geral do município, Hércules Guerra; a Irmã Cristina Bove, coordenadora da Pastoral de Rua, dentre outros.

Compartilhe:
Este website utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este website, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies. Você também poderá alterar suas preferências a qualquer momento através a nossa ferramenta de Preferência de Cookies. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade.
Não aceito