29 de novembro de 2023
Construindo um panorama sobre as produções de conhecimento envolvendo pessoas idosas e sobre os vínculos realizados pelos centros de pesquisa, de ensino e de extensão ao se relacionar com este público, o livro “A Universidade e o envelhecimento populacional: diálogos e experiências em construção no Brasil” é uma iniciativa que posiciona os direitos da pessoa idosa com centralidade na agenda de discussões em torno do papel e das responsabilidades das instituições de ensino superior.
A publicação é uma parceria entre a Frente Nacional dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa (FFC) e a Universidade Federal de Viçosa através do grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública (Gegop) e do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS). Dentre as organizadoras da publicação, está Marcela Giovanna, diretora-presidente do CeMAIS e coordenadora da FFC.
Para além das reflexões sobre o papel da Universidade frente ao envelhecimento ativo da população brasileira – apresentadas no primeiro e no segundo capítulo – o livro contém notas sobre um conjunto de experiências em governança pública voltada à pessoa idosa. Dentre elas, estão os percursos que fomentaram a construção da Rede de Apoio à Pessoa Idosa no Estado de Minas Gerais (Rapi/MG), uma iniciativa inovadora e pioneira no país para articulação intersetorial em torno da defesa e da promoção de direitos.
A publicação está disponível gratuitamente e você também pode acessá-la no site do IPPDS