Acessibilidade:
Ativar alto contraste
Tamanho da letra  

24 de junho de 2026

CeMAIS conclui diagnóstico em 15 ILPIs mineiras e avança no fortalecimento da gestão institucional

Como parte do projeto “Fortalecimento da Rede de Gestão das ILPIs em Minas Gerais”, a equipe técnica do CeMAIS realizou visitas e aplicação de questionários em 15 Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) socioassistenciais, em Minas Gerais. Estivemos em: Curvelo, Divinópolis, Entre Rios de Minas, Igarapé, Ipatinga, Itatiaiuçu, Itaúna, Mateus Leme, Serro e São Gotardo. 

Durante as visitas técnicas, realizamos entrevista para o preenchimento do questionário de diagnóstico institucional, etapa importante para conhecer de perto a realidade, os desafios e as potencialidades de cada ILPI.

Em diálogo com as equipes das instituições, fortalecemos os vínculos e escutamos diretamente de quem está na ponta, sobre as necessidades e experiências vividas no cotidiano do cuidado à pessoa idosa.

As informações levantadas irão contribuir para o desenvolvimento das próximas ações do projeto, auxiliando na construção de estratégias de fortalecimento, assessoria e qualificação das ILPIs participantes.

Relatos da equipe

Participar do projeto de Fortalecimento das ILPIs tem sido uma experiência profundamente significativa e gratificante para mim. Estar hoje nesta posição me emociona especialmente porque, em outro momento da minha trajetória, estive na ponta do atendimento com pessoas idosas, vivenciando de perto os desafios, as necessidades e, principalmente, a riqueza das relações construídas nesse cuidado diário.

Por acreditar na potência das instituições e no impacto transformador do trabalho realizado pelas equipes, sinto uma grande realização em poder contribuir atualmente por meio dos diagnósticos e da construção conjunta de estratégias junto aos trabalhadores.

Mais do que apontar caminhos, esse processo tem sido uma troca constante de aprendizados, escuta e fortalecimento coletivo. Ver o empenho dos profissionais, a dedicação das equipes e a busca contínua por melhorias reforça em mim a certeza da importância desse trabalho e do quanto ele pode transformar vidas.” 

Leonardo

 

Ao visitar as 15 ILPIs, minha impressão foi muito positiva. Logo na chegada, percebi que as instituições, de modo geral, transmitiam um ambiente acolhedor e colaborativo, fazendo com que as pessoas se sentissem bem recebidas. Também me chamou a atenção a forma como a gestão se relaciona com a equipe e com a rede de apoio, demonstrando uma ótima articulação e parceria, o que fortalece bastante o trabalho desenvolvido pela instituição e contribui para um atendimento mais qualificado às pessoas idosas.

Marcos Serpa

 

O projeto Fortalecimento da Rede de ILPIs de MG é uma iniciativa do CeMAIS, com fomento do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Minas Gerais e Governo do Estado, com o apoio da Gerdau, Vallourec e Usiminas

Compartilhe:
Este website utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar este website, você concorda com o uso de cookies, conforme descrito na nossa Política de Cookies. Você também poderá alterar suas preferências a qualquer momento através a nossa ferramenta de Preferência de Cookies. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade.
Não aceito