27 de setembro de 2023
Essa semana, nos dias 25 e 26 de setembro, aconteceu o 1º módulo da Capacitação “O impacto do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil na formulação e execução de políticas públicas ambientais”. Com o tema amadurecendo caminhos possíveis, o evento foi realizado pelo CeMAIS em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN e a Fundação CSN no auditório plenário do CREA, em Belo Horizonte.
Foram dois dias intensos de muito aprendizado e troca de experiências, onde diversas instituições estiveram presentes para compreender melhor e discutir o MROSC: regime jurídico de parcerias entre o governo e as organizações da sociedade civil. Além de palestras e rodas de conversa com profissionais que atuam na área, a capacitação contou com a disponibilização de material de apoio para os participantes e plenárias com a Fundação CSN e CeMAIS.
Marcela Giovanna, diretora-presidente do CeMAIS, participou como debatedora na mesa "ESG na prática e desafios de sustentabilidade e governança para as OSCs” e Aline Seoane, advogada e diretora-executiva do CeMAIS, participou como palestrante na mesa "O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil” e como debatedora dos temas "Introdução sobre a importância das Políticas Públicas” e "O MROSC: uma agenda sobre democracia”.
Aline Seoane, durante a palestra, falou sobre a importância do acompanhamento e monitoramento de indicadores como o ESG e os ODS, utilizados pelas empresas que financiam projetos: "A gente, como CeMAIS, teve essa experiência no nosso projeto, que era um projeto pequeno, mas conseguimos fazer um monitoramento muito legal e casar com os interesses da empresa patrocinadora, com os indicadores da empresa. E ela apresentou esses indicadores, esses resultados que nós alcançamos no projeto no relatório que foi para a Bolsa de Valores. Então, para a empresa, isso foi muito importante”.
O 2º módulo da capacitação acontece em outubro e aprofundará ainda mais a importante conversa sobre o MROSC, contribuindo para uma sociedade mais democrática e participativa!