12 de dezembro de 2025
No dia 09 de dezembro de 2025, o CeMAIS realizou, no Hotel H2, o 1º Encontro com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Congonhas. A atividade reuniu representantes de OSCs, conselhos municipais de direitos, secretarias e equipamentos públicos do município, em um movimento voltado ao fortalecimento da participação social e da articulação intersetorial.

Com foco na qualificação da atuação das organizações junto aos Conselhos Municipais de Direitos, especialmente nos temas da criança e do adolescente e da pessoa idosa, o encontro buscou sensibilizar sobre o papel estratégico das OSCs na construção de políticas públicas mais eficientes, representativas e conectadas às necessidades da população.
Além de promover conteúdo técnico, o encontro ofereceu um espaço para que as organizações se conhecessem, se conectassem e fortalecessem as redes locais de garantia de direitos, ampliando o impacto de iniciativas coletivas no território.
A capacitação detalhou o funcionamento, a estrutura e as atribuições dos Conselhos Municipais de Direitos, além de abordar elementos essenciais como legislação, mecanismos de recursos, planejamento público (PPA, LDO e LOA) e estratégias de participação social qualificada.

Ao todo, 40 pessoas participaram do encontro, incluindo o presidente do CMDCA de Congonhas, Philipe Araújo, Áureo Sérgio de Faria, Assessor Especial da Casa dos Conselhos, além do representante da Vale, Luis Guilherme.
Para o CeMAIS, a realização do encontro marca um passo importante na consolidação de alianças que fortalecem a gestão democrática e promovem o desenvolvimento sustentável no município.

“Seguimos comprometidos em unir esforços para construir soluções coletivas que transformem realidades e ampliem oportunidades. Congonhas está dando passos importantes para fortalecer sua rede de proteção social e construir novas perspectivas para o futuro”, destacou a coordenadora de projetos do CeMAIS, Pâmella Noronha.
O CeMAIS seguirá realizando ações de formação, articulação e monitoramento no território, aprofundando o trabalho de fortalecimento institucional e de promoção de políticas públicas integradas por meio do projeto +Impacto.