08 de março de 2024
Mudar é preciso. Ao longo dos últimos 18 anos, o CeMAIS vem construindo um trabalho sólido, fortalecendo a atuação de organizações sociais e colaborando na consolidação de alianças intersetoriais em Minas Gerais e no Brasil. E a mudança sempre esteve em nosso caminho, afinal o nosso trabalho é sobre pessoas e, como sabemos, a mudança é inerente à condição humana.
Em 2023, ficamos frente a frente a uma nova oportunidade de abraçar a mudança e, com ela, ver o CeMAIS crescer e levar a transformação de nosso trabalho cada vez mais longe. Chegou a hora de realizarmos um salto e com ele, veio a necessidade de atualizarmos nossa missão, visão e valores e de traçarmos um novo planejamento estratégico.
Confiamos essa tarefa à AD Social, uma empresa que é parceira do CeMAIS há muitos anos, que entende nossa realidade, que conhece as organizações com as quais trabalhamos e que teve a sensibilidade necessária para traçar esse caminho conosco. Nessa missão, a Andreia Duarte nos trouxe uma metodologia muito especial, que nos ajudou a olharmos para nós mesmos e entendermos o que precisamos fazer e como precisamos fazer para alcançarmos nossos objetivos: a Teoria da Mudança.
A Teoria da Mudança é uma abordagem sistemática e participativa, usada para descrever e entender como uma intervenção ou projeto pretende causar impacto e promover mudanças em um contexto específico. Ela é frequentemente utilizada em organizações sem fins lucrativos, instituições sociais e projetos de desenvolvimento para planejar, avaliar e comunicar o processo de transformação social que se espera alcançar.
Ao adotar uma abordagem de Teoria da Mudança, as organizações podem ter uma compreensão mais clara de como suas atividades se relacionam com os resultados esperados, permitindo uma melhor tomada de decisões, monitoramento e avaliação do progresso ao longo do tempo.
Construída de maneira colaborativa e apresentada pela AD Social em nosso último encontro de equipe, nossa Teoria da Mudança é o terreno fértil para que nosso trabalho siga transformando realidades.
A base da Teoria da Mudança, o nosso ponto de partida, é o contexto no qual estamos inseridos e os problemas que nossa atuação busca atacar.
Também dentro da contextualização, encontram-se os públicos com os quais trabalhamos.
Na camada mais profunda desse solo, encontram-se as estratégias basilares de nossa atuação.
Subindo em direção ao nosso jardim de transformação, estão as saídas, que são os resultados imediatos e tangíveis dessas atividades.
Já na camada de solo mais superficial, encontram-se os resultados a curto prazo das estratégias adotadas.
… e já à céu aberto, estão os resultados de médio prazo.
Tudo isso, toda essa construção estratégica e nutrição desse solo, desemboca na frondosa árvore, que aqui chamamos de "Visão de Impacto". O nosso objetivo master, onde queremos que nosso trabalho faça a diferença.