06 de junho de 2023
O Projeto Abraço e Apoio existe desde 2019, em Belo Horizonte, e busca prestar auxílio a mães chefes de família que vivem em situação de pobreza e insegurança alimentar — cenário que se agravou fortemente durante a pandemia de Covid-19. Sob a coordenação da Gláucia de Fátima Batista, o projeto contempla, principalmente, moradoras da Regional Leste da capital, atendendo demandas de apoio socioassistencial, saúde, moradia e trabalho por meio do voluntariado, além de realizar oficinas de artesanato, cujos produtos são comercializados em bazares e feiras.
No final de 2022, o Programa Caminhos, desenvolvido com o objetivo de viabilizar a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade social, identificou no Projeto Abraço e Apoio a possibilidade de ampliar o seu alcance. Assim, o Projeto Abraço e Apoio entrou para o “time” do Programa Caminhos, que atua em Belo Horizonte através da promoção do acesso ao trabalho, à cultura e à arte.
O Caminhos é realizado por meio de uma parceria entre o CeMAIS, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. A partir dessa união de forças, foram firmadas parcerias com seis empresas patrocinadoras para a realização da primeira fase do Projeto Abraço e Apoio, que ocorreu de setembro de 2022 a março de 2023, além da obtenção de recursos via Ministério Público do Trabalho, visto que um dos objetivos do projeto é possibilitar o acesso do público atendido ao mundo do trabalho.
Para maior compreensão de quem eram as mulheres do Abraço e Apoio e como ajudar o projeto a seguir em frente, o CeMAIS buscou ferramentas que permitissem entender as nuances da iniciativa. Por meio da aplicação de questionário e realização de rodas de conversa, delimitou-se um público-alvo de 22 mulheres, de 19 a 67 anos, todas mães, sendo 80% delas, mães solo.
O alto grau de vulnerabilidade apresentado pelas participantes levou o Caminhos a entender que era preciso dar um passo anterior à inclusão no mundo do trabalho: ao invés de direcioná-las para cursos profissionalizantes, viu-se a necessidade de prepará-las, propiciando melhores condições para o empreendedorismo e empregabilidade.
Foram realizadas 16 oficinas formativas entre 2022 e 2023, nas quais foram trabalhados temas como Direitos das Mulheres, autoconhecimento, autocuidado e valorização do grupo. As mulheres receberam uma bolsa-auxílio para viabilizar sua participação.
Como parte de um processo de fortalecimento das mulheres para o fomento de ações de geração e ampliação de renda, foi realizada a oficina "Reconstruindo Nossas Bonecas", executada pela empresa parceira AD Social Consultoria e Treinamentos.
De 1º de fevereiro a 29 de março de 2023, realizamos 8 encontros, com a adesão de 18 mulheres participantes do projeto. As ações foram customizadas a partir das necessidades identificadas, utilizando-se a metodologia de aprendizagem vivencial, onde o conteúdo é abordado por meio de ações, jogos e trabalhos manuais. Ao longo dos encontros, foram tratados conceitos como “Divisões de papéis”, “Interdependência” e “Comportamento empreendedor”.
A execução das oficinas gerou reflexões a serem consideradas, como a importância da realização de ações direcionadas à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e ao abuso de álcool e drogas; e a criação de espaços de conversas a partir de temas que impactam diretamente no cotidiano dessas pessoas. A partir dessas reflexões, o CeMAIS, por meio do Programa Caminhos, oferece a continuidade na oferta de apoio e suporte ao projeto Abraço e Apoio.
No final de março de 2023, aconteceu o encerramento da fase I do Programa Caminhos, assim como uma roda de conversa para o fechamento das ações junto ao grupo de mulheres do Projeto Abraço e Apoio. O evento resultou em muita emoção e compartilhamento, quando as mulheres relembraram os momentos vividos durante o projeto e puderam perceber que não estão a sós, pois suas histórias têm muitos pontos em comum. A roda de conversa abordou a temática da maternidade e seus desafios, e as mulheres presentes se sentiram à vontade para dividir suas experiências de vida e os caminhos que percorreram para chegar até ali.
As participantes realizaram uma avaliação do projeto e compartilharam o desejo de continuidade dos encontros e oficinas. Algumas falas marcaram a equipe do CeMAIS:
“Vamos continuar nos encontrando, independente da bolsa-auxílio.”
“Esse grupo é como uma terapia, distrai a nossa cabeça.”
“Vamos receber novas mulheres, desde que elas queiram realmente participar e estarem presentes.”
“Vamos fazer um passeio para o Inhotim.”
“Vamos discutir violência contra a mulher e saúde mental nos encontros.”
Conscientes da importância desses encontros para as mães chefes de família e do compromisso de não deixar ninguém para trás, o CeMAIS continua realizando os encontros semanais às quartas-feiras, no Abrigo Granja de Freitas. Nosso objetivo, agora, é obter patrocinadores para essa ação de formação e expandir o projeto para inclusão de outras mulheres do abrigo e da região que queiram participar.
Entre em contato com o CeMAIS!
contato@cemais.org.br
Esta matéria faz parte:
Programa CaminhosTrabalho em uma EmpresaTrabalho no Setor PúblicoTrabalho no Terceiro Setor
Você encontra esta notícia também em:
Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAsTrabalho no Terceiro Setor