08 de maio de 2024
O Módulo II da Jornada do Conhecimento Compartilhado, aconteceu na terça-feira, 7 de maio, e abordou componentes essenciais da elaboração dos projetos. Facilitado pela diretora executiva do CeMAIS, Aline Seoane e pelo especialista em Gestão de Projetos, Virgílio Garcia, o módulo detalhou os passos da escrita desde a proposta inicial até a apresentação final do Plano de Trabalho, além de discutir estratégias eficazes para a Captação de Recursos para execução dos projetos.
Iniciamos o segundo dia da Jornada entendendo que a proposta inicial de um projeto é descrita como a "escrita do sonho", representando a ideia inicial e a visão do que se deseja alcançar. Os representantes das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) socioassistenciais de Belo Horizonte puderam compartilhar experiências e dúvidas na elaboração de projetos, trazendo à luz os principais desafios enfrentados pelas instituições.
Na segunda parte do dia, discutimos estratégias eficazes para a captação de recursos, essenciais para a viabilização de qualquer projeto, elencando os tipos de captação, o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), que não só ampliam as possibilidades de captação de recursos como também fortalecem a relevância e o impacto social do projeto.
Além das ILPIs acompanhadas pelo Projeto Rede 3i, outras pessoas representantes de OSCs direcionadas ao trabalho com a pessoa idosa também foram convidadas a participarem da JCC. Natália Horta, representante da Associação Cuidadosa, afirma que é “super relevante essa Jornada e esta ampliação das possibilidades para as ILPIs e demais OSCs”.
Este módulo não só detalhou o processo de transformar uma ideia em um projeto executável mas também enfatizou a importância de manter o alinhamento com os objetivos da organização e as necessidades do público-alvo. Além disso, discutimos de forma prática e estratégica como mobilizar recursos financeiros de maneira eficaz, assegurando a sustentabilidade e a execução de projetos alinhados com objetivos maiores de desenvolvimento e impacto social.
O Rede 3i é um projeto realizado pelo CeMAIS com incentivo do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte e patrocínio da ArcelorMittal, Vale, Cogna Educação, CNH Industrial e Geosol Brasil.