18 de julho de 2024
Na manhã do dia 11 de julho de 2024, a Escola Estadual Aarão Reis realizou a 3ª roda de conversa junto a crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. O encontro teve como objetivo principal a criação de personagens que vão servir de inspiração para a produção dos quadros da revista do projeto “A Cidade que Queremos - Protagonismo Infanto-juvenil”. A temática central da atividade foi o cyberbullying.
Durante 60 minutos, os participantes foram estimulados a exercitar a criatividade e a expressão, refletindo sobre a importância de construir personagens coletivos de referência. A atividade, que buscou promover o protagonismo infanto-juvenil, resultou na criação de dois personagens principais: uma Adolescente Mulher e um Adulto Homem, elaborados coletivamente pelos grupos após jogarem dados para definir características.
A sinopse da história foi lida para os grupos, o que inspirou ainda mais a criação coletiva. Divididos em subgrupos, os alunos trabalharam na elaboração dos personagens, com os analistas circulando para oferecer suporte e estimular a participação. Os alunos preencheram fichas descritivas com detalhes como nome, idade, altura, profissão e hobbies dos personagens.
Os resultados da roda de conversa foram extremamente positivos. Através das sugestões de personagens, os alunos contribuíram para a conscientização sobre o cyberbullying, entendendo que suas propostas poderiam impactar e educar outros jovens. Também houve muitos feedbacks positivos, demonstrando o senso de representação e satisfação dos participantes.
Entre as avaliações destacadas, Melissa Melo, do 9º ano, comentou: “Achei muito importante falar sobre o tema”, enquanto Ana Júlia F., do 7º ano, expressou: “Muito importante e além disso me diverti muito”.
A colaboração ativa de todos envolvidos no projeto A Cidade que Queremos contribuiu para a construção de um ambiente de aprendizado seguro e criativo, evidenciando o potencial do protagonismo infantojuvenil em projetos educacionais e sociais.
Esta é mais uma ação do projeto "A Cidade que Queremos: protagonismo infanto-juvenil" uma realização do CeMAIS que conta com financiamento do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.