02 de dezembro de 2025
Promover encontros que aproximam pessoas, fortalecem redes e ampliam a defesa dos direitos de crianças e adolescentes é parte essencial da missão do CeMAIS. Com esse propósito, no dia 26 de novembro, foi realizado o Café com CMDCA, reunindo representantes do Sistema de Garantia de Direitos, conselheiros e organizações da sociedade civil comprometidas com a proteção integral desse público em Belo Horizonte.
A ação integra o projeto Rede Criança Adolescente: Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAs, que tem como propósito qualificar a atuação das Organizações da Sociedade Civil, fortalecer seus vínculos com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e estimular uma atuação mais integrada entre todos os atores do SGDCA.
O encontro contou com a presença de Nádia Costa, presidente do CMDCA, além dos conselheiros Marcelo Moreira e Katherine dos Santos. Também estiveram presentes diversas Organizações da Sociedade Civil que atuam em diferentes regiões e eixos, desenvolvendo projetos essenciais para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Durante o Café, foram discutidos temas centrais para o fortalecimento da rede, incluindo os desafios enfrentados pelas OSCs na rotina de participação nos conselhos, a importância de uma atuação articulada e o papel estratégico das entidades no aprimoramento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
O diálogo também reforçou que um CMDCA forte, representativo e atuante é resultado direto da presença de organizações fortalecidas, capacitadas e articuladas com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.
A ação reafirma o compromisso do CeMAIS em promover espaços de escuta, formação e articulação, contribuindo para que as OSCs ampliem sua incidência política, participem ativamente das decisões colegiadas e fortaleçam sua atuação em todo o território de Belo Horizonte.
Esse projeto é uma realização do CeMAIS, com fomento do CEDCA/MG, Governo de Minas Gerais e apoio das empresas Herculano Mineração, MinasLigas, Kinross Paracatu e Cedro Mineração.
Esta matéria faz parte:
Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAsTrabalho no Terceiro Setor