25 de novembro de 2025
O CeMAIS realizou com sucesso, no dia 19 de novembro de 2025, o Seminário de Boas Práticas no Atendimento de Crianças e Adolescentes. O evento, realizado no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, celebrou e fomentou propostas de relevância social no campo dos direitos da criança e do adolescente.

O Seminário é uma ação do projeto Rede Criança e Adolescente - Articular e Fortalecer a atuação das OCCs nos CMDCAs, uma realização do CeMAIS, com fomento do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Funda/CEDCA-MG) e patrocínio das empresas Herculano Mineração, Minas Ligas, Kinross Paracatu e Cedro Mineração.
A programação da manhã foi dedicada à apresentação e julgamento de 23 projetos finalistas do edital CeMAIS 003/2025, que buscou estimular a criação de projetos inovadores e socialmente relevantes voltados à defesa dos direitos de crianças e adolescentes, elaborados por Organizações da Sociedade Civil e coletivos dos municípios de Belo Horizonte, Congonhas, Curvelo, Divinópolis, Itabirito, Itaúna, João Pinheiro, Mariana, Moeda, Ouro Preto, Paracatu, Pirapora e Serro.

Os projetos foram divididos em cinco painéis temáticos que cobriram diversas áreas de atuação:
A abertura das apresentações contou com a energia e inspiração do Grupo de Dança CBCREW, do Centro Juvenil Dom Bosco.

O período da tarde iniciou com a Mesa de Abertura que reuniu Marcela Giovanna (Presidente do CeMAIS), Nádia Sueli Costa de Paula Alves (Presidente do CMDCA de Belo Horizonte), e Andressa Lima, presidente do CEDCA/MG.

Em seguida, foi feita a segunda leitura do Manifeste pela Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, proposto a partir da experiência de realização do projeto Rede Criança e Adolescente Articular e Fortalecer a atuação das OCSs nos CMDCAs. O documento aprovado foi impresso e disponibilizado para assinatura das pessoas presentes. Confira aqui o texto final.

O ponto alto foi a Cerimônia de Premiação dos 3 Melhores Projetos, que se destacaram por sua inovação, impacto social, coerência técnica e articulação em rede. Os vencedores, além de uma placa de reconhecimento, receberão horas de assessoria e mentoria da equipe multidisciplinar do CeMAIS:

O Seminário foi encerrado com o Painel "Fortalecimento Institucional e Boas Práticas no Sistema de Garantia de Direitos", que promoveu um rico diálogo com a participação da plateia e convidados especiais: Dra. Juliana Diniz (Assessora Jurídica da Central de Conselhos de Curvelo), Adjanir Silva (Mundi Movimento Negro) e Ana Paula (Presidente do CMDCA de Pirapora), com mediação de Aline Seoane (Diretora executiva do CeMAIS).
O CeMAIS agradece a todas as pessoas participantes, avaliadores, palestrantes e parceiros, incluindo a Providens e a PUC Minas, que acolheram o evento em seu belíssimo espaço. O sucesso da iniciativa reforça o compromisso de toda a rede de proteção com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Esta matéria faz parte:
Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAsTrabalho no Terceiro Setor
Você encontra esta notícia também em:
Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAsTrabalho no Terceiro Setor