05 de dezembro de 2025
Dono da segunda maior população e do quarto maior território entre os 27 estados do Brasil, Minas Gerais lidera o ranking nacional quando se trata do número de cidades, com 853 municípios. E o poder público precisa marcar presença para atender todas as comunidades, mesmo as que estão distantes da capital. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) criou, em 2010, o Ministério Público Itinerante com o objetivo de percorrer todos os cantos mineiros para levar justiça, cidadania e o acesso a serviços sociais para quem mais precisa.

No último dia 28 de novembro, um evento na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, comemorou os 15 anos do projeto. E o CeMAIS foi homenageado pelo trabalho intenso que realizou na produção e mobilização do MP Itinerante entre 2022 e 2024. Nesse período de retomada depois de dois anos de paralisação devido à pandemia, o CeMAIS foi responsável pelas edições do projeto em mais de 90 municípios mineiros.
O trabalho na mobilização de parceiros, articulando redes locais, ampliando o acesso à justiça e contribuindo para transformar a vida de milhares de pessoas em territórios vulneráveis, fez o CeMAIS cumprir um itinerário que visitou todas as regiões do estado. Além disso, o registro completo das ações também ficou a cargo da instituição, com a publicação das revistas do MPI em 2023 e 2024, documentos que deram visibilidade aos impactos e aprendizados dessa jornada.

O Ministério Público Itinerante apresenta números que comprovam a grandiosidade do trabalho realizado nestes 15 anos. Até hoje, foram visitados mais de 500 municípios – a maioria com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) –, e cerca de 600 mil pessoas atendidas. Só em 2025 a caravana passou por 57 cidades e mais de 180 mil atendimentos.
Para garantir a presença do poder público em tantos lugares diferentes, em um verdadeiro movimento de transformação social, o MP Itinerante conta com o apoio de diversas instituições: são parceiros que envolvem órgãos públicos até organizações do Terceiro Setor, que contribuem com conhecimento, estrutura e serviços essenciais.

O CeMAIS encarou esse desafio, em parceria com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-CIMOS) e o MPMG, com a missão de garantir direitos e multiplicar a conexão entre pessoas e instituições por meio de encontros e diálogos humanizados.
