26 de agosto de 2024
Produzido pelo CeMAIS e com o patrocínio da Cemig e do Sicoob JUS-MP, o MP Itinerante, um projeto coordenado pela Cimos/MPMG, esteve nas cidades de Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Esmeraldas nos dias 7, 10 e 13 de agosto.
A diretora-presidente do CeMAIS, Marcela Giovanna, participou da abertura do evento em Esmeraldas, que reuniu a população local na Praça Getúlio Vargas, e destacou a dedicação da caravana do MP e seus parceiros em garantir a efetivação de direitos básicos.
Em Santa Luzia, o destaque foi a assinatura do decreto municipal que regulamentou a Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Revim). Em Ribeirão das Neves, teve apresentação cultural da Dona Recicla e Senhorita Biosfera para quem buscou serviços do Feirão de Empregos e emissão de documentos e, em Esmeraldas uma das principais atividades foi a reunião pública com grupos de pessoas atingidas por barragens.
As três cidades foram as últimas a receber a caravana de serviços e reuniões públicas antes da breve pausa nas viagens em função das eleições municipais. Até novembro, o projeto será paralisado e retorna após o fim do pleito de 2024.
Desde 2010, o MP Itinerante conta com diversos parceiros para sua realização, como o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas); a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Sistema Nacional de Emprego em Minas Gerais (Sine-MG); o Serviço Social Autônomo (Servas); a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e os Correios; o MC Kroif e o Instituto Arbo, entre outros.