15 de março de 2024
Em 2014, nascia a Plataforma Semente, com o objetivo inicial de aprimorar a atuação dos promotores de justiça na defesa do meio natural, cultural e urbanístico, além de garantir maior segurança jurídica e transparência na destinação de medidas compensatórias ambientais. Seu lema era simples e direto, assim como seu objetivo: “transformar ideias em projetos”. No fim de 2021, o projeto Semente foi repaginado para trazer ainda mais segurança aos promotores e também aos proponentes dos projetos socioambientais, com a entrada progressiva de novos integrantes à equipe do CeMAIS nos âmbitos jurídico, técnico e financeiro.
A destinação dos valores das medidas compensatórias ambientais para o custeio de projetos regularmente aprovados e monitorados pela Plataforma foi oficializada em 18 de abril de 2023, no Diário Oficial do Ministério Público, pela Consolidação dos Atos Orientadores da Corregedoria-Geral do MPMG – Ato CGMP nº 02/2023. Seguindo na toada de transformar ideias em projetos – e em realidade –, o Semente contemplou mais de 200 iniciativas nessa trajetória e tornou-se o maior banco de projetos sociais do país, com o cadastro de propostas de defesa dos direitos difusos e coletivos, apresentados por instituições do terceiro setor, empresas privadas e poder público.
Essa expansão incluiu a transição de duas identidades anteriores até a chegada da atual, com a contemplação de ideias socioambientais e do meio ambiente natural, histórico-cultural e urbanístico. Hoje, a equipe multidisciplinar do CeMAIS que atende o projeto conta com 17 pessoas, entre profissionais das áreas técnicas, jurídica, financeira e de comunicação, para que cada iniciativa seja supervisionada desde o seu recebimento até a divulgação dos relatórios de prestação de contas e execução técnica.
Hoje, a Plataforma Semente é premiada na categoria “Integração e articulação”, válida pelo Prêmio CNMP 2023. Por sua metodologia de acompanhamento na execução dos projetos recebeu, no mesmo ano, o Certificado de Boas Práticas Resolutivas pela Corregedoria Nacional do Ministério Público. Reconhecimentos como esses contribuem para a construção contínua da marca: uma Semente que segue crescendo, inspirada na proteção e defesa do meio ambiente e da sociedade mineira.