02 de julho de 2024
No dia 20 de junho, a Comunidade São Geraldo Cabana Paróquia Cristo Luz dos Povos foi palco da 4ª Roda de Conversa sobre o "Manifesto Coletivo: Território Cabana do Pai Tomás". A ação integra o projeto "A Cidade que Queremos: Protagonismo Infanto-Juvenil", que visa mitigar os impactos da covid-19 por meio do fortalecimento das organizações e do incentivo ao protagonismo infanto-juvenil na comunidade.
O encontro teve como objetivo a criação de um manifesto coletivo, representando os princípios da educação contextualizada e integrada, com ênfase na participação da comunidade local, fortalecimento das organizações e valorização da identidade cultural. Entre os presentes estavam líderes comunitários, diretores de escolas, representantes de organizações da sociedade civil e outras instituições atuantes no bairro.
A roda de conversa começou com uma retrospectiva dos encontros anteriores e uma apresentação da proposta de criação do manifesto. Para quebrar o gelo, foi realizada também uma dinâmica com balões e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos focados em Educação e Tecnologia, Saúde Mental e Apoio Psicossocial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Engajamento Comunitário.
Os diagnósticos participativos revelaram desigualdades como o acesso limitado à tecnologia, desafios no ensino online e impactos sócio emocionais causados pelo isolamento social. Propostas do manifesto incluíram ações para promover resiliência, solidariedade e apoio mútuo, além de desenvolver espaços de lazer e cultura no território.
O evento foi avaliado positivamente pelos participantes e a leitura coletiva dos textos do manifesto e a conclusão do documento ficaram agendadas para a próxima roda de conversa.
O projeto “A cidade que queremos: protagonismo infanto-juvenil” é uma iniciativa do CeMAIS com fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.