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28 de maio de 2024

Crianças aprendem sobre o ECA na E.E. Cabana do Pai Tomás

Nos dias 21 e 24 de maio de 2024, o CeMAIS realizou a segunda roda de conversa com crianças de 7 a 11 anos na Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, abordando o tema "Empoderando Crianças e Adolescentes: Conhecendo e Vivendo o ECA". A atividade faz parte do projeto "A Cidade que Queremos – Protagonismo Infanto-Juvenil", e foi conduzida pelas analistas do Programa Rede Criança e Adolescentes, do CeMAIS.

Atividades Envolventes e Reflexivas

As atividades começaram com a finalização dos envelopes "Eu Sou Assim!", uma dinâmica iniciada anteriormente pela equipe escolar. As crianças personalizaram seus envelopes com desenhos e colagens, compartilhando suas respostas à atividade escrita "Tenho muitos sonhos!", que incluía perguntas como "QUANDO EU CRESCER QUERO SER" e "MEU TALENTO É". As respostas revelaram sonhos variados, como Emmily que deseja ser professora e João, aspirante a jogador de futebol. Muitos talentos foram descobertos, como Maria Júlia, que ama dançar, e Geovanna, que adora desenhar.

Direitos e Deveres: Conhecendo o ECA

A exploração dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, guiada pelo ECA, foi enriquecida com a introdução da boneca quebra-cabeça. Cada criança recebeu uma peça do quebra-cabeça, que representava um direito, e colaboraram para completar a boneca, fortalecendo o entendimento coletivo sobre seus direitos.

Leitura e Reflexão

O poema “Direitos e Deveres” de Ruth Rocha foi lido e discutido, destacando a infância como um período crucial para a construção do direito à felicidade. A leitura fomentou reflexões e rimas, envolvendo todos na importância de garantir nome, lar, saúde, segurança, estudo, brincar, carinho e proteção para todas as crianças.

Criação de Cartazes Coletivos

A atividade foi concluída com a criação de cartazes sobre o ECA, focando no artigo 5º do Estatuto da Criança e Adolescente. Os alunos colaboraram na escrita, desenhos e colagens, expressando seu orgulho nas criações. Os cartazes foram expostos na sala de atividades e serão apresentados aos demais estudantes no próximo encontro.

Promovendo o Protagonismo Infanto-Juvenil

A roda de conversa foi uma experiência enriquecedora, promovendo o protagonismo infanto-juvenil e a conscientização sobre direitos e deveres. Os alunos demonstraram orgulho e engajamento em cada atividade, refletindo a importância de iniciativas que empoderem crianças e adolescentes através do conhecimento do ECA.

O CeMAIS segue comprometido em apoiar e desenvolver projetos que promovam a cidadania e o protagonismo juvenil, criando espaços de diálogo e aprendizado para as futuras gerações. Esta é mais uma ação do projeto "A Cidade que Queremos: protagonismo infanto-juvenil" que conta com financiamento do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. 

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