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13 de novembro de 2024

Encontro inspirador na Escola Estadual Araão Reis

No dia 29 de outubro, o CeMAIS, realizador do projeto “A cidade que queremos: protagonismo infantojuvenil”, promoveu um encontro significativo na Escola Estadual Araão Reis, onde dois grupos de alunos participaram de atividades fundamentais para a formação cidadã e ambiental. A ação foi dividida em dois momentos, abordando temáticas distintas e incentivando reflexão e engajamento.

Manhã: Direitos Humanos e Justiça Social

Durante o período da manhã, a roda de conversa trouxe à tona questões sobre Direitos Humanos e Justiça Social. Com perguntas provocativas como “Você sabe quais são os seus direitos como cidadão?” e “Na sua opinião, como podemos combater as desigualdades sociais em nossa comunidade?”, os alunos compartilharam experiências e reflexões sobre cidadania e as dificuldades enfrentadas pela comunidade em relação à igualdade.

A atividade culminou na elaboração de cartazes, com o intuito de realizar um experimento social que envolvesse outros alunos e funcionários da escola. A interação gerou discussões enriquecedoras e aprofundou a compreensão coletiva sobre a importância da justiça social.

Tarde: Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030

No período da tarde, o foco foi o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU. Os estudantes iniciaram com a leitura de materiais introdutórios e, em seguida, criaram cartazes informativos abordando temas como reciclagem, consumo consciente de água e energia, e a importância da preservação ambiental.

Trabalhando em duplas e trios, os alunos confeccionaram cartazes que foram fixados pelos corredores da escola, criando um espaço educativo que incentiva a comunidade escolar a refletir sobre práticas sustentáveis e seu impacto.

Impacto e Protagonismo

A iniciativa permitiu aos alunos vivenciar a cidadania na prática, promovendo discussões críticas e incentivando a ação coletiva. As atividades reforçaram o papel ativo de cada um na busca por uma sociedade mais justa e um futuro sustentável, consolidando o protagonismo infantojuvenil como força transformadora na comunidade escolar.

O projeto "A cidade que queremos: protagonismo infantojuvenil" é realizado pelo CeMAIS com fomento do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Belo Horizonte. 

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