27 de maio de 2024
No dia 22 de maio, o CeMAIS realizou uma roda de conversa na Escola Estadual Professora Maria do Socorro Andrade, no Grande Cabana, abordando o tema "Empoderando Crianças e Adolescentes: Conhecendo e Vivendo o ECA". Com a participação ativa de adolescentes de 14 a 17 anos, o evento teve como objetivo promover a compreensão dos direitos e responsabilidades conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de incentivar a reflexão sobre a sua aplicação na sociedade.
O encontro começou com apresentações e uma contextualização sobre a importância de conhecer os direitos e deveres previstos no ECA. A dinâmica "Explorando Direitos" dividiu os adolescentes em categorias para identificar direitos e deveres facilmente reconhecidos, reconhecidos com dificuldade ou não reconhecidos. Essa atividade instigou os jovens a se movimentarem e discutirem temas relevantes, criando uma rica troca de conhecimentos sobre leis, constituição e o próprio ECA.
Durante a conversa, os participantes compartilharam experiências do dia a dia, mencionaram filmes e reportagens, e levantaram questões sobre profissionalização, mercado de trabalho e acesso a serviços públicos. Esse momento foi crucial para conectar o aprendizado teórico à realidade prática dos jovens. Demonstrando grande interesse, eles propuseram a criação de um canal de comunicação para divulgar ofertas e informações, proposta que foi encaminhada à direção e supervisão da escola para alinhamento e implementação.
Os adolescentes também participaram da elaboração dos "Combinados do Grupo", discutindo e criando listas de regras de convivência focadas em respeito, escuta ativa e participação. Esses combinados foram aceitos por todos, reforçando a importância de um ambiente colaborativo e respeitoso. Exemplos de combinados incluem “Não falar junto com o outro” e “Não falar palavrões”, evidenciando o compromisso dos jovens com a melhoria do convívio escolar.
A atividade recebeu comentários positivos dos participantes, como Alex Oliveira e Maria Eduarda, que expressaram o desejo de ter mais rodas de conversa e expandi-las para outros contextos. Ao final, foi deixado o envelope de atividades "Quem Sou Eu?", para ser realizado de forma autônoma e supervisionada pela equipe escolar, garantindo a continuidade do aprendizado. Esta é mais uma ação do projeto "A Cidade que Queremos: protagonismo infanto-juvenil" que conta com financiamento do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.