29 de setembro de 2025
Envelhecer é viver em movimento. É trazer consigo histórias, aprendizados e novas possibilidades.
É reconhecer que cada fase da vida tem valor e merece ser celebrada com respeito e dignidade.
A campanha parte da ideia de que o tempo não apaga quem somos: ele revela ainda mais. Celebramos o envelhecer como um processo contínuo de descobertas, afeto, força e expressão.
O mote “Toda idade é tempo de ser” convida à reflexão, à empatia e ao reconhecimento da potência presente em todas as idades.
Mais do que nunca, é hora de fortalecer políticas, recursos e atitudes que assegurem direitos e ampliem a consciência coletiva sobre o envelhecimento.
Porque o tempo não limita quem somos e o direito de ser quem se é vale por toda a vida.
A campanha Tempo de Ser integra o projeto Pelo Direito de Envelhecer com Direitos, uma iniciativa do CeMAIS com fomento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e da Prefeitura de Belo Horizonte e patrocínio do Itaú, Herculano Mineração, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Banco do Brasil, Solenis, Cogna Educação e Anhanguera.
O Parque Lagoa do Nado será palco, no próximo dia 04 de outubro, da primeira edição do Circuito Tempo de Ser: Pelo Direito de Envelhecer com Direitos. A iniciativa tem como objetivo valorizar o envelhecimento como uma etapa ativa da vida, aproximando pessoas idosas, famílias e comunidades de atividades culturais, de lazer e de serviços essenciais..
O evento, totalmente gratuito, é um convite para que a população de Belo Horizonte viva um dia de celebração, convivência e acesso a direitos. Serão ofertadas apresentações artísticas, oficinas criativas, espaços de bem-estar e atendimentos que fortalecem a rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa.
Além de promover o protagonismo da pessoa idosa, o Circuito busca ampliar o diálogo intergeracional, com atividades que envolvem também crianças, jovens e familiares.
13h: Abertura
13h15: Grupo de Chorinho Tangará e oficina de pintura com tintas naturais.
14h50: Oficina "Chaves da Vida" e contação de histórias.
15h30: Show de MPB com Sandra Fialho e oficina de corações de tecido.
13h às 17h: Orientações de saúde e dinâmicas sobre idadismo.
Diversão para Todas as Idades: Pipoca, algodão doce, cama elástica, piscina de bolinhas, ativações e brindes!
A cada edição, o evento vai ocupar espaços públicos da cidade, transformando-os em pontos de encontro, convivência e celebração do envelhecer com dignidade, afeto, força, expressão e, sobretudo, com direitos.
Você encontra esta notícia também em:
Articular e Fortalecer a atuação das OSCs nos CMDCAsTrabalho no Terceiro SetorVocê encontra esta notícia também em:
Pelo Direito de Envelhecer com DireitosTrabalho no Terceiro Setor